DISCOGRAFIA //// BIO //// AGENDA ////
 CONTATO //// FACEBOOK //// YOUTUBE

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pitacos no Jornal - Festivais musicais engajados: Quando o sonho vira utopia?


"Eu não sigo nenhuma organização!" Josh Homme(QOTSA), ao ser
questionado sobre a proposta sustentável do SWU
No mundo da música, temos inúmeros exemplos de personalidades que resolveram abraçar alguma causa além da arte, para contribuir com um mundo melhor. Casos como o de Bono Vox com a incansável luta dentro e fora de palco pelo fim da miséria na África, John Lennon e Yoko Ono, e a busca pela morte que acabou tornando o ex-beatle, um quase mártir. Dentro da atmosfera dos grandes festivais de música, temos um pioneiro em engajamento, o tão comentado Woodstock, que promoveu 3 dias de música, paz e amor. No dia 9 de outubro o Brasil recebeu a sua edição tupiniquim e rebatizada do Woodstock, o SWU, a proposta do festival circulou em torno da sustentabilidade ecológica. Exposições artísticas envolvendo o tema rechearam fazenda Maeda em Itu (SP), enquanto várias atrações como Mutantes, Rage Against the Machine, Los Hermanos, Daves Matthews Band e Kings of Leon se apresentavam nos palcos Água, Ar e Oi Novo Som, tudo isso fora a Tenda Heineken Greenpeace, que contava com grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional.
 Bem, musicalmente o festival se mostrou muito competente, conseguindo até tirar o Los Hermanos de um período de férias indefinido, porém será que o SWU conseguirá promover a sustentabilidade como foi proposto, bem, com o Woodstock em 1969 promovia a Paz, porém hoje temos os filhos e netos daquela geração que assistiu esse grande festival ou ao vivo, ou na televisão, e ao mesmo tempo nos deparamos com uma sociedade onde a violência é cotidiana, nas ruas, escolas, no trabalho nos cercando a cada dia mais. A questão é que não basta apenas um grande evento tentar promover valores de tamanha importância, como respeito seja ele ao meio ambiente ou ao próximo, o que realmente importa é esses valores serem transmitidos e levados a sério, seja em cima dos palcos ou dentro de casa. Sonho ou Utopia, a mudança começa aos poucos dentro de cada um.

Um comentário:

  1. Comece por você, foi o que o SWU deixou como sustentavel. Se você quer que algo aconteça faça você não espere por ninguém, porque nem eles irão fazer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...